O
nome
*Proteger e promover o patrimônio imaterial
*Valorizar os conhecimentos populares e folclóricos frequentemente negligenciados
*Mostrar a importância da imagem como veículo cultural, social, artístico e informativo
*Trabalhar em colaboração com atores locais que atuam na área sociocultural e artística
*Organizar ações que possam contribuir para o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida neste circuito
*Se tornar um considerável eixo de ação nos intercâmbios socioculturais deste circuito triangular.
Promover diálogos interculturais
*Produzir e realizar projetos audiovisuais e iconográficos de elementos e particularidades de cada espaço cultural: África (Senegal), América do Sul (Brasil), Europa (França); assim como das relações socio-artístico-culturais entre eles
*Constituir uma rede de dados e contatos nas áreas do audiovisual, artes cênicas, música e artes em geral neste circuito triangular
*Difundir e promover obras artísticas dos três espaços culturais neste “circuito triangular” através de espetáculos, exposições, festivais, projeções, etc.
*Estimular encontros entre os artistas e as criações artísticas em comum
Objetivos
Os três membros fundadores da associação são procedentes dos três países que simbolizam o triângulo: a África (Senegal), a Europa (França) e a América do Sul (Brasil). Todos com competências no domínio da cultura, do audiovisual e da cooperação internacional. O motor de criação da Associação BATUK foi a difusão da cultura brasileira no solo africano e a promoção de um dialogo atual entre esses povos.
Em 2006, dois membros fundadores da associação mudaram-se para a França. Afim de continuar, amplificar e solidificar a ação multilateral de BATUK, “uma associação irmã” nasceu em 2008 em Marselha. Trata-se de BATUK França. As duas associações trabalham em sinergia objetivando a dinamização do diálogo intercultural.
Em 2011, a associação foi criada no Brasil na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Nasceu Batuk Brasil! Nosso triângulo se formou!
Em 2004, nasceu em Dacar, Senegal, a associação BATUK que visa revitalizar culturalmente o circuito triangular “África - América do Sul - Europa”.
A principal estratégia de BATUK é criar uma rede de conexões baseada em intercâmbios culturais permitindo a criação de relações sólidas entre os diferentes polos deste circuito triangular. Realizar e impulsionar ações visando uma cooperação sul-sul e norte-sul.
A valorização do patrimônio cultural e imaterial tem uma função primordial no nosso trabalho. Atuamos assim na preservação, difusão e dinamização dos “saberes e fazeres” das comunidades tradicionais e contemporâneas numa perspectiva de interação entre patrimônio e comunidades locais com a aldeia global. Reconhecemos assim a memória social como criadora de promoção da cidadania cultural pois ela é viva e dinâmica!
Nossa historia
O nome BATUK basceu da comunhão entre "batuque" et "batik".
Batuque simboliza, antes de mais nada, um jeito de regrupar a comunidade para comunicar com ela; a transmissão da informação é anunciada pelo toque do tambor. Mas é também uma ode à alegria que se expressa através da dança e du ritmo , em Cabo verde ou no Brasil...
BATIK é a arte, bastante utilizada na Africa, onde tecidos são tingidos apos o artesão ter coberto umas partes do mesmo com cera, criando motivos diversos... é concreto, artistico e manual!!
No batuque e no batik, o homem utiliza sua energia e participa do coletivo! Sao duas palavras que reunem a essência de nossos valores!
Assim sendo, somos BATUK!

No Senegal:
Alpha Sadou Gano
No Brasil:
Fernanda de Oliveira
Na França:
Marcia De Oliveira