Atualidades

As nossas

As outras

FRANÇA - com SIQUEIRA

26 de março 2015 no Equitable Café em Marselha

BATUK foi ao encontro de  SIQUEIRA e seguiu seu show histórico em Marselha. SIQUEIRA é um monumento da musica brasileira e do CHORO. Mestre Siqueira, é nada menos que o cavaquinhista de Pixinguinha! Sua obra é rica de mais de 500 composições. Seu trabalho é remarquavelmente na vanguarda do choro contemporâneo. 

Atualmente com 78 anos, ele gravou seu primeiro disco aos 75 anos com a ajuda de dois jovens músicos e produtores: Wellington Monteiro e Pedro Cantalice.

Tivemos a honra de passar um momento com eles !

Em breve compartilharemos esse encontro magico com vocês em vídeo.

 

Obrigada a La Roda por organizar esse encontro!

SENEGAL - Encontro com os atores culturais locais

9 de fevereiro 2015 à Keur Massar

Na continuação das suas atividades, e na sequência do Encontro da Francofonia, Batuk organizou uma reunião neste fim de semana com os agentes culturais do município de Keur Massar. Um diagnóstico permitiu conhecer o potencial cultural local e as necessidades de formação nos diferentes setores culturais. Grandes atores profissionais, como Adama Ndiaye Ibrahima Mbaye Ibra Italien participaram das trocas focadas no teatro, televisão e cinema. O Prefeito do município anunciou durante sua visita surpresa ao evento que Keur Massar fez da cultura a sua prioridade. Parabéns a todos. A aventura continuará com belas realizações visto o compromisso dos atores culturais da localidade. O futuro é promissor !

BRASIL - Cartografia cultural

Março 2015 Juiz de Fora - Espera Feliz

Lançamento do projeto de mapeamento cultural da micro-região do Parque Nacional de Caparaó. Batuk Brasil elaborou um questionário que será aplicado junto aos jovens das comunidades locais. Queremos conhecer as práticas existentes e detectar os desejos e necessidades dos jovens na região. A aplicação dos questionários vai começar nas escolas da cidade de Espera Feliz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Este trabalho é fundamental para o desenvolvimento de projetos que possam ajudar no desenvolvimento de uma política cultural local dinâmica e democrática.

Please reload

Brasil sedia reunião da América Latina e Caribe sobre Década Internacional dos Afrodescendentes

3 e 4 de dezembro

"A Década Internacional de Afrodescendentes da ONU, proclamada pela Assembleia Geral (resolução 68/237), acontece de 2015 a 2024, tem como pilares os temas Desenvolvimento, Justiça e Reconhecimento. Sua realização representa uma oportunidade para que os países discutam e adotem medidas que promovam a participação plena e igualitária dos afrodescendentes em todos os aspectos da sociedade."

Trecho do artigo que segue no link

Gorée- Unesco

23.04.2015 - UNESCO Office in Dakar

L’ile de Gorée se dote de son premier plan de gestion

 

L’historique île de Gorée ouvre aujourd’hui un nouveau chapitre dans la conservation et valorisation du site avec le lancement de son tout nouveau projet de plan de gestion.

 

Presque 37 ans après son inscription sur la Liste du patrimoine mondial, la signification symbolique et la valeur universelle exceptionnelle de Gorée n'ont nullement diminué, et le rôle de ce lieu ainsi que l'importance du travail de mémoire que Gorée incarne, restent toujours d'actualité. C’est un lieu de mémoire et un symbole à la fois de l’esclavage et de la réconciliation.

Plataforma para autodeclaração dos Pontos de Cultura

28.4.2015

Uma das principais mudanças da Lei Cultura Viva, regulamentada no início deste mês, é a possibilidade de grupos e espaços culturais já atuantes em suas comunidades se autodeclararem Pontos de Cultura. Isso será possível até o fim de maio, quando será lançado o Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura. No momento, o Ministério da Cultura (MinC) trabalha na criação da plataforma do cadastro, que contará com a participação de desenvolvedores de todo o Brasil.

Africa Africans, expo Museu Afro Brasil

du 26 mai au 30 août

C'est en ce moment à Sao Paulo que se passe la plus grande exposition déjà realisé au Brésil autour de l'art africain contemporain. L'occasion d'amplifier le dialogue et les relations créatives entre les deux continents. Ne ratez pas l'occasion si vous êtes dans le coin!

Please reload

Notícias frescas/nouvelles fraîches de BATUK?

BATUK 2021